A tireoide trata-se de uma glândula de função endócrina, ou seja, que secreta as substâncias produzidas (hormônios) diretamente na corrente sanguínea.
Os hormônios produzidos e liberados pela tireoide são a triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que são extremamente importantes para o funcionamento do organismo.
Esses hormônios estão diretamente relacionados com o estímulo do metabolismo, que é definido com um conjunto de reações que ocorre para garantir a existências dos processos bioquímicos orgânicos.
Quando a tireoide está saudável, todo o organismo funciona harmonicamente, garantindo a estabilidade nas funções do corpo.
Entretanto, se há problemas na glândula, então surgem doenças relacionadas, sendo as principais delas o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que você conhecerá mais à frente.
Tipos de problemas da tireoide
Como dito anteriormente, quando ocorrem problemas na glândula tireoide, os mesmos podem ser dos mais diversos tipos, mas os mais comuns são a subatividade ou a hiperatividade da glândula.
Esses problemas são conhecidos como hipotireoidismo (tireoide subativa) e hipertireoidismo (hiperativa), que é quando a glândula produz pouco e muito hormônio, respectivamente.
Alguns dos outros problemas relacionados com a tireoide que podem vir a surgir são:
- Tireoidite de Hashimoto ou tireoide autoimune crônica
- Tireoidite ou inflamação da tireoide por causas externas, como as virais
- Bócio (aumento do tamanho da tireoide que é ocasionado, principalmente, pela falta do consumo de iodo)
- Doença de Graves (que ocasiona os chamados olhos salientes ou retração palpebral)
- Nódulos
- Câncer de tireoide
Aqui nesse artigo, entretanto, focaremos nas duas principais condições clínicas apresentadas inicialmente: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
Sintomas de doenças da tireoide
Os sintomas das doenças da tireoide variam de acordo com o problema que acomete o indivíduo, que pode ter uma baixa ou um aumento na produção dos hormônios tireoidianos.
No caso do hipotireoidismo, que é quando a tireoide está subativa, o paciente tem níveis dos hormônios T3 e T4 muito baixos, sendo o principal sintoma a lentidão no metabolismo.
Outros sintomas comuns desse problema na glândula tireoidiana são:
- Pele seca/escamosa e fria
- Cansaço crônico e excessivo
- Redução da frequência cardíaca
- Redução da atividade cerebral
- Redução do apetite
- Redução dos reflexos, que tornam-se mais lentos
- Alta intolerância ao clima frio
- Mudança da voz, tornando-se mais grossa
- Aumento do fluxo menstrual em mulheres
- Perda dos fios capilares (queda de cabelo)
- Disfunções intestinais, como a prisão de ventre
Por outro lado, o hipertireoidismo, que é ocasionado pela tireoide hiperativa, é quando a produção de hormônios tireoidianos está aumentada, o que causa altos níveis de T3 e T4 no sangue.
Com isso, ao contrário do hipotireoidismo, no caso da condição clínica da tireoide hiperativa o metabolismo do paciente permanece acelerado.
Os principais sintomas dessa condição clínica tireoidiana são:
- Mudanças de humor, com a constante irritação e nervosismo
- Aumento da frequência cardíaca e taquicardia
- Alta intolerância ao clima quente (calor)
- Surgimento de bócio (aumento do tamanho da glândula tireoide)
- Olhos saltados ou salientes
- Distúrbios do sono, como é o caso da insônia
- Sudorese excessiva (suor constante e em excesso)
- Grande perda de peso, que é resultante do uso dos músculos e das proteínas como fonte energética
- Perda da capacidade de tomar decisões racionais e equilibradas
- Tremores nas mãos
- Inquietação, mesmo quando a pessoa está cansada
Isso tudo apenas mostra o quanto os problemas na tireoide, seja a baixa na produção de hormônios tireoidianos ou o aumento dos níveis dos mesmos.
E o que costuma causar os distúrbios tireoidianos?
Quais são as causas dos distúrbios da tireoide?
As causas dos distúrbios da tireoide variam de acordo com o tipo de condição clínica do paciente, ou seja, há fatores que ocasionam o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
Entre os fatores responsáveis pelo surgimento do hipotireoidismo estão:
- A Tireoidite de Hashimoto, uma inflamação que possui origem autoimune, de modo que o organismo produz anticorpos que irão agir sobre a tireoide, danificando-a, o que ocasiona a redução na produção dos hormônios
- O excesso ou a falta da quantidade do consumo de iodo também pode vir a ocasionar o hipotireoidismo
Por outro lado, as causas principais do hipertireoidismo são:
- Doença de Graves, que é hereditária e tem como principal ocorrência a presença de um anticorpo que estimula a produção dos hormônios pela glândula tireoide de forma excessiva
- Bócio, que é o aumento do volume da glândula tireoide, o que pode ser ocasionado, por exemplo, pela presença de vários nódulos na mesma
- Consumo excessivo de iodo, seja em comidas ou em medicamentos, o que pode ocasionar a superestimulação da glândula tireoide
Como são diagnosticados distúrbios da tireoide?
Vistas as causas principais dos distúrbios tireoidianos, é hora de compreender como é que eles podem ser identificados.
Normalmente, em uma consulta médica, pode haver uma certa confusão pela falha na comunicação entre o paciente e o profissional, já que o primeiro não consegue repassar corretamente todos os sintomas que possui.
Por isso, a avaliação clínica é bastante importante, principalmente quando o médico apalpa a tireoide para senti-la, bem como verifica os reflexos, a frequência cardíaca e a pressão arterial do paciente.
Outros pontos do exame clínica incluem a avaliação das unhas, dos cabelos, dos olhos e do rosto em geral.
Além disso, é indicada também a realização de exames de sangue, para medir os níveis dos hormônios tireoidianos, bem como exames de imagem e biópsia, para um diagnóstico mais completo.
Importância para a saúde em manter essa glândula sob cuidados médicos
Por tudo o que foi visto, dá para perceber o quão prejudicial é para o organismo humano quando a glândula tireoide apresenta alguma disfunção.
Seja o aumento da produção dos hormônios pela hiperestimulação da glândula ou ainda a redução dos mesmos pela baixa ação da tireoide, o organismo fica seriamente comprometido.
Quando a mesma está saudável ou possui algum problema e está sob os cuidados médicos, ela pode promover todas as funções corretamente, que incluem:
- Fortalecimento da memória
- Manutenção dos ciclos menstruais com a sua normalidade
- Manutenção do peso
- Manutenção da concentração
- Estabilidade do humor
De uma forma geral, todas as funções básicas do organismo são coordenadas por essa pequena glândula em forma de borboleta localizada no pescoço.
Conclusão
Como você viu, a glândula tireoide é uma pequena e importante glândula endócrina que ajuda na regulação de diversas funções corporais, mantendo o organismo funcionando corretamente.
Neste texto, mostramos a você um pouco mais sobre a tireoide, os principais distúrbios que acometem essa glândula, os sintomas que surgem nos pacientes e como realizar o diagnóstico deles.
Além disso, você ainda pôde compreender qual a importância de uma glândula tireoide saudável!
Gostou do artigo de hoje sobre o que pode dar errado com minha glândula tireoide?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.